Obras em atraso

Um dos maiores problemas dos compradores de imóvel na planta são os atrasos na entrega da obra. A prática operada pelas construtoras se tornou corriqueira e muitas empresas chegam a atrasar a entrega por meses, até anos, da data prometida.

Nestes casos o consumidor fica a mercê da construtora, e como na maioria das vezes depende do imóvel adquirido para moradia, enfrenta problemas de diversas ordens, e tem, inclusive, de reprogramar sua vida até que o imóvel fique em condições habitáveis de uso.

Nestes casos, o consumidor que aguarda por todo o tempo a entrega do seu imóvel, e não opta pela rescisão contratual, têm o direito de ser indenizado, em razão dos danos morais e materiais sofridos pelo abuso cometido.

Como exemplo, podemos citar que em razão da demora na entrega do bem, o consumidor teve de alugar outro imóvel para servir de moradia por um prazo determinado, nestes casos, tudo o que foi gasto em virtude da locação, poderá ser reavido caso ingresse com ação na justiça pleiteando indenização por danos materiais.

Alguns estudos sobre este tema informam que pouquíssimos consumidores prejudicados pelos atrasos nas obras pleiteiam indenizações na Justiça, sendo assim, para as construtoras continua sendo muito compensador praticarem tal conduta, haja vista que continuam a vender mais unidades do que realmente possam construir em tempo hábil para cumprir o contrato, e oferecem, cada vez mais, uma prestação de um serviço inadequado.

Fique atento a seu direito.